Neste post falamos sobre o Imposto Sobre Produtos da Austrália – GST. Discutiremos o porque o Goods and Services Tax – GST é o único imposto arrecadado na cadeia de produção de mercadorias e serviços consumidos na Austrália.

Imposto Sobre Produtos ou GST na Austrália

O ATO – Australian Taxation Office, ou Departamento de Imposto Australiano, é o departamento do governo que gerencia o imposto sobre produto da Austrália – GST. Este imposto é fixado em 10% para praticamente todos produtos, sendo que para produtos básicos, alguns serviços educacionais, tratamentos médicos e ítens de exportações, o GST é totalmente gratuito.

Caso tenha interesse em saber a lista completa dos produtos e serviços que são totalmente livre do imposto sobre produtos da Austrália – GST, você poderá acessar a base de dados do ATO e pesquisar os itens de interesse pelo seu nome.

Processo de Arrecadação do Imposto Sobre Produtos da Austrália – GST

O governo australiano explica muito bem todo processo de arrecadação do imposto sobre produtos da Austrália – GST. Entretanto, de forma simplificada, podemos ver na imagem abaixo como a cadeia de arrecadação e dedução de imposto do GST funciona na Austrália:

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

cadeia de imposto do gst da australia

  1. Um produtor de algodão vende 1 kilo de algodão por AU$ 10
    • GST de 10% = AU$ 1. Preço final AU$ 11
    • O algodão é vendido à uma fábrica por AU$ 11
    • O GST de AU$ 1 pago ao ATO
  2. Com o algodão, a fábrica confecciona uma camiseta e coloca o preço de AU$ 20
    • GST de 10% = AU$ 2. Preço final AU$ 22
    • A camiseta é vendida à uma loja por AU$ 22
    • O GST de AU$ 2 é deduzido do AU$ 1 já pago. O AU$ 1 restante é pago ao ATO
  3. A loja coloca a camiseta para vender por AU$ 100
    • GST de 10% = AU$ 10. Preço final AU$ 110
    • A camiseta é vendida à um consumidor por AU$ 110
    • O GST de AU$ 10 é deduzido dos AU$ 2 já pago. Os AU$ 8 restantes é pago ao ATO

Neste exemplo, o valor total do imposto sobre produtos da Austrália – GST recolhido foi de AU$ 10. Tanto a fábrica quanto a loja não tiveram que pagar imposto sobre imposto, pois puderam deduzir o imposto na cadeia de produção de forma justa.

Todo valor arrecadado pelo GST pode ser verificado no relatório anual do governo dentro do site do ATO. Esse valor é convertido em infraestrutura, transporte público, moradia, polícias, ambulâncias e etc, onde todo o cidadão australiano acaba se beneficiando.

Nota Fiscal da Austrália

Outro detalhe importante é que todas as empresas na Austrália são obrigadas a emitir uma nota fiscal para o seu consumidor com informações obrigatórias como nome do estabelecimento, ABN ou registro da empresa (algo como nosso CNPJ), data da compra, itens comprados, produtos que são e não são taxados pelo GST e o valor total do GST recolhido.

Para compras acima de AU$ 1,000.00, o vendedor é obrigado a identificar o cliente na nota fiscal emitida, colocando os dados pessoais, endereço e telefone de contato do consumidor. Veja abaixo um exemplo de uma nota fiscal da Austrália e os itens obrigatórios que devem ser vistos nela:

  1. Nome do documento – nota fiscal
  2. Nome do vendedor
  3. ABN ou o registro da empresa
  4. Data da emissão da nota fiscal
  5. Descrição dos produtos vendidos, quantidade, preço unitário, GST e preço total
  6. Declaração dos produtos que são taxados GST. Nesse caso os 2 produtos tem imposto
  7. Declaração explicita que o valor total inclui GST
  8. Identificação do comprador já que a conta deu mais de AU$ 1,000.

Um outro ponto interessante sobre o GST é que ele não é embutido no valor dos produtos quando a venda ocorrer fora da Austrália, ou seja, o GST é só cobrado para compras e vendas dentro da Austrália e não para o exterior.

É muito legal ver a organização e transparência governamental em um país como a Austrália. Acredito que o processo GST Australiano seja um grande exemplo de como um imposto pode ser justo e aplicado em prol da população em geral.

Recomendamos a leitura do nosso post Como Reembolsar o Imposto GST ao Viajar na Austrália que ajudará ao turista a reembolsar um ótimo dinheiro ao visitar e fazer compras no país.

Acompanhe as nossas atualizações pelo Facebook:
https://www.facebook.com/rotadocanguru

Veja também nossas dicas pelo canal do Youtube:
https://www.youtube.com/RotadoCanguruAUS

Precisando de mais detalhes, sugestões ou outras dicas sobre este post, deixe seu comentário que responderemos com muito prazer. Conheça também nossos produtos e serviços que te ajudarão no seu sucesso na Austrália.

Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália