Morar na Austrália é ocasião de muitas descobertas para nós Brasileiros. Por isso neste post apresentamos os 10 fatos libertadores para quem vive no país e que poderá um dia servir de inspiração para quem deseja morar na Austrália.

1. Igualdade Social

É comum ver por que médicos, engenheiros e empresários vivam em lugares onde também moram faxineiros, garçons ou pedreiros, que são profissões que geram um pouco de preconceito no Brasil.

Isso acontece porque o salário mínimo do país é alto e por não existir uma grande diferença salarial entre os tipos de profissões na Austrália. Para se ter uma idéia, um Garçom recebe uma média entre AU$ 19 à AU$ 30 pela hora trabalhada.

Por outro lado, um Gerente de TI recebe um salário de AU$ 40 a AU$ 65 por hora. Portanto, a diferença entre os 2 salários não é tão grande, proporcionando um nível mais igualitário para ambos os lados. Ou seja, é muito legal morar na Austrália e ver este tipo de coisa acontecer.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

2. Produtos de Alta Qualidade e Preço Justo

Um carro usado e de qualidade como um i30 2013 da Hyundai, com câmbio automático, vidros e travas elétricas, airbags de segurança, som e com rodas de liga leve, pode ser encontrado por menos de AU$ 8,000.00.

Outros exemplos são os produtos eletrônicos. O Macbook Air de 13 polegadas da Apple, 128 GB de HD, 4 GB de memória e um processador muito bom de última geração, custa em torno de AU$ 1,100.00.

Compra de uma cesta básica ou a compra do supermercado semanalmente também é a mesma coisa. 2 litros de leite, 2 pães de forma, manteiga, queijo, ovos, arroz, feijão, vegetais, saladas, frutas, 1 litro de iogurte, 200 gramas de chocolates de boa qualidade custa por volta de AU$ 50.00.

Todos esses, são exemplos de como as coisas na Austrália são mais justas em seus preços. Ou seja, morar na Austrália com um salário mínimo é possível ter as facilidades da tecnologia, boa moradia, serviços de qualidade e uma alimentação saudável sem prejudicar o bolso.

3. Pessoas Mais Educadas e Respeitosas

É muito agradável sair pelas ruas, passar por pessoas desconhecidas e receber um “bom dia” espontâneo e educado, ou um “sorry” por alguém ter simplesmente atravessado na sua frente. Isso é algo comum e faz uma grande diferença em nosso dia a dia no país.

Filas e regras são estritamente respeitadas por TODOS cidadãos daqui, não importando sua classe social. Só esses fatores já são exemplos de como pequenos gestos podem causar uma grande harmonia e sensação agradável ao se morar na Austrália.

4. Serviços Público Eficientes

O cartório para reconhecimento de firma ou de autenticação de documentos por exemplo é totalmente gratuito e sem filas. Esses são realizados por idosos voluntários que estão sempre prontos à ajudar.

Hospitais e serviços médicos são de primeira, muito organizados e praticamente gratuitos para cidadãos australianos ou residentes permanente do país. Isso porque o sistema de saúde público da Austrália é mantido pela contribuição de 2% dos salários dos cidadãos do país, o que é justo pelo retorno recebido.

Para quem precisa de algum serviços de um departamento do governo, não terá muita dificuldade em ter acesso. Aliás, muitos destes estão disponíveis pela internet, facilitando a vida do povo. Portanto, as facilidades que o Governo Australiano oferece, faz muita diferença para o bem estar dos residentes do país.

5. Limpeza e Organização das Ruas, Avenidas e Praias

Geralmente não se vê lixo no chão ou jogados nas praias, sendo que as águas das praias são 100% limpas e bem cuidadas. Além disso, há várias lixeiras públicas distribuídas pelos parques, ruas e lugares mais frequentados das cidades. Ah! A pichação é praticamente zero também.

Outro exemplo são os micro caminhões de lixo que varrem de forma rápida e automática as calçadas e ruas daqui, o que ajuda na manutenção da limpeza. Além disso, diariamente tratores adaptados passam pelas areias das praias mais movimentadas do país para que sejam recolhidos possíveis detritos nas areias das praias.

6. Trabalhar Menos e “Ganhar” Mais

O salário mínimo da Austrália é de AU$ 18,93 por hora ou AU$ 2.876,80 por mês, como pode ser verificado no post sobre o Salário Mínimo Australiano e Seu Poder de Compra. Com esse valor, é possível morar na Austrália de forma digna.

Além desse fato, a carga horária média de um expediente de trabalho é de 38 horas semanais, o que é menor do que a média praticada em muitos países do mundo. Isso faz com que os trabalhadores tenham mais tempo para fazerem suas coisas pessoais.

Portanto, com essa situação de salário justo + carga horária de trabalho reduzida, temos uma fórmula de sucesso para o bem estar dos cidadãos daqui. Podemos ver e sentir que isso funciona muito bem na Austrália.

7. Honestidade e Segurança

O fato da Austrália ser um país seguro é realmente fantástico, pois aqui todo mundo pode andar com seus celulares ou computadores em mãos, sem medo de serem assaltados. Além disso, a segurança e os policiais são bem equipados para qualquer inconveniente.

No geral as pessoas são bastante honestas também. Vamos supor que você esqueceu o seu celular em um supermercado. É comum alguém te procurar para devolvê-lo, ou entregar para um Policial, ou simplesmente deixar com algum atendente até que você apareça.

8. Transporte Público de Primeira

Os ônibus, trains e bondinhos da Austrália seguem rigorosamente uma tabela de horários que proporciona ao povo daqui a possibilidade de planejar suas viagens pela cidade de forma assertiva e sem atrasos. Além disso, o transporte público é equipado com ar condicionado e algumas vezes com TV e internet gratuita para seus usuários.

Outra coisa bem legal sobre o transporte público é o fato de que o usuário só paga pelo trecho de uso do transporte e não um valor único para a condução. Percebe-se que esse método é mais justo e efetivo com os cidadãos.

9. Morar na Austrália = Qualidade de Vida

Na Austrália existem parques públicos a cada quilômetro. É impressionante! Além disso eles são limpos, equipados com vários brinquedos legais e seguros para as crianças. Geralmente tem bebedouros com água limpa e filtrada, churrasqueiras e banheiros limpos e com papel higiênico.

O governo também incentiva a realização de festivais gratuitos para a população durante o ano inteiro. São eventos como shows de bandas musicais, exposições artísticas ou eventos para comemorações especiais do país. Outro fato maravilhoso daqui são as milhares de praias lindas e limpas espalhadas por toda a Austrália.

Há também chuveiros de água doce distribuídos pelas praia, bebedores de água potável, banheiros públicos e claro, Salva vidas como mencionado no post sobre como funcionam os salva vidas da Austrália. Portanto, morar na Austrália é sinônimo de alta qualidade de vida, assim como mostra os indicadores da ONU.

10. Viver Seu Estilo

Um dos pontos mais interessante e legais da Austrália é sobre o seu aspecto multicultural, pois existem diversas culturas de diversas nacionalidades convivendo nos mesmos lugares e de forma harmônica. O respeito acaba prevalecendo e as diferenças pessoais acabam não tendo um impacto negativo para a maioria das pessoas.

É comum também ver pessoas de estilos e costumes bem diferentes, com cabelos coloridos, com roupas não tão comuns, com tatuagens por todo o corpo fazendo da pessoa uma obra de arte ambulante, sem que haja preconceito. Isso realmente é muito legal e não tem preço.

Claro que a Austrália não é um país perfeito e também tem os seus problemas. Entretanto, é possível morar na Austrália com uma qualidade de vida alta, segurança e harmonia entre cidadão e natureza. Além disso, existem diversas curiosidades da Austrália que sempre surpreendem os Brasileiros quando eles chegam ao país.

Acompanhe as nossas atualizações pelo Facebook:
https://www.facebook.com/rotadocanguru

Veja também nossas dicas pelo canal do Youtube:
https://www.youtube.com/RotadoCanguruAUS

Precisando de mais detalhes, sugestões ou outras dicas sobre este post, deixe seu comentário que responderemos com muito prazer.

Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália