Neste post mostraremos o procedimento de como tirar o passaporte pela primeira vez. Este é um dos primeiros passos para quem está interessado em vir para a Austrália estudar inglês ou viajar no país. Agora neste artigo você saberá como.

Como Emitir o Passaporte Brasileiro

O Passaporte é um documento emitido pelo Departamento da Polícia Federal que autoriza o cidadão Brasileiro à sair do país. Basicamente é um documento de identificação em outros países e se você está planejando estudar ou viajar para o exterior, é fundamental que você emita o seu passaporte.

Para quem deseja saber como tirar o passaporte pela primeira vez, a emissão dele é muito simples e parte desse processo é online. Vejamos à seguir todo o procedimento à ser seguido:

1. Documentos necessários para obter o Passaporte

Os documentos necessários que você precisa ter em mãos para emitir o passaporte são:

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
  • Documento de Identidade (RG, Carteira de motorista, Carteira de trabalho, etc)
  • CPF
  • Certidão de Nascimento
  • Certidão de Casamento se houver
  • Averbações/Anotações em caso da pessoa ter mudado de nome em razão de casamento, separação ou divórcio
  • Título de Eleitor e comprovantes de votação da última eleição (dos dois turnos, se houve). Na falta dos comprovantes, apresentar a certidão de quitação eleitoral
  • Documento que comprove quitação com o Serviço Militar (cidadãos do sexo masculino)
  • Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União – GRU referente à taxa devida para a emissão do Passaporte;

2. Solicite a emissão do Passaporte

Após organizar toda a sua documentação, você pode solicitar a emissão do passaporte. Preencha suas informações pessoais e no último quadrante chamado Local de atendimento, você deverá escolher a cidade em que você gostaria de ser atendido. Tente escolher um Posto de menos movimento, pois a chance de você ser atendido mais rápido é maior.

Após finalizar o preenchimento, será gerado a Guia de Recolhimento da União – GRU e um protocolo de agendamento.

3. Pagamento da Guia GRU

Como já citado anteriormente, quando você finaliza o preenchimento no site, automaticamente é gerado a Guia de recolhimento da união – GRU. Essa guia, nada mais é que o custo da emissão do passaporte que atualmente é de R$ 257,25 e seu pagamento é obrigatório. Portanto, pague-a o mais breve possível respeitando a data de vencimento.

É obrigatório a apresentação do comprovante de pagamento da GRU no dia do seu atendimento na Policia Federal. Caso você chegue no Posto sem algum documento ou sem o comprovante, eles simplesmente não vão te atender.

4. Dia do Atendimento – Como Tirar o Passaporte Pela Primeira Vez

No atendimento você já saberá como tirar o passaporte pela primeira vez. Então a dica é não chegar atrasado e lembrar de estar com todos os documentos em mãos. Você deverá apresentá-los e responder algumas perguntas. Os agentes  também tirarão uma foto sua para anexar na sua documentação.

Ao finalizar o atendimento, eles te entregarão um Protocolo com data e horário de retirada do passaporte, onde somente você poderá realizá-lo e além disso, você pode usar este mesmo protocolo para consultar o andamento pela internet. Geralmente o Passaporte fica pronto em 30 dias corridos.

Para finalizar, não deixe para emitir o seu Passaporte no final do ano, pois o volume de pessoas emitindo Passaportes por conta de viagens e estudos é muito grande, fazendo com que o seu Passaporte leve mais tempo para ser emitido.

Primeira Vez? Precisa de ajuda?

Se você precisar de uma ajudinha com o processo do passaporte entre em contato com a nossa parceira Optima Intercâmbio. Além de saberem de tudo e oferecerem as melhores escolas para o seu intercâmbio na Austrália, eles também vão te ajudar com toda essa parte burocrática. Ah a Optima também conta com um dpto aério para ajudar a galera a chegar na Austrália rapidinho sem gastar muito.

Acompanhe as nossas atualizações pelo Facebook:
https://www.facebook.com/rotadocanguru

Veja também nossas dicas pelo canal do Youtube:
https://www.youtube.com/RotadoCanguru

Contate-nos se precisar de maiores detalhes, sugestões ou até mesmo outras dicas sobre este post ou sobre a Austrália. Deixe seu comentário abaixo que ficaremos felizes em ajudar.

Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália